Passeio de volta às entranhas da Campina

Campina26- ML bO Roteiro Geo Turístico, projeto de extensão da UFPA, realiza nesta edição do Circular, domingo, 6, um passeio histórico pelas entranhas do bairro da Campina. Vai sair às 8h30, no Museu do bonde, na Av. Portugal com a João Alfredo. Para participar acorde cedo.

A aula inicia já no ponto de partida, em frente ao Museu do Bonde, bem no início da Avenida Portugal, com João Alfredo, espécie de divisa entre o bairro da Campina/Comércio, com a Cidade Velha.  E é ali mesmo na concentração, que inicia a aula. Os bondes de Belém e suas rotas pela Campina, informações sobre a Rua João Alfredo, uma das mais badaladas na Bélle Époque.

O percurso do Roteiro Geo Turístico segue pela Avenida Portugal e seguimos pela Rua João Alfredo, Travessa Frutuoso Guimarães, Rua Campos Sales, Arquivo Público do Pará, Igreja Nossa Senhora dos Homens Preto, Fábrica Palmeira, Igreja de Santana, Rua Santo Antônio e Igreja de Santo Antônio.

Em meio a isso, vemos um centro comercial com grande variedade de serviços, uma localização estratégica, e todo um patrimônio histórico, tudo a espera de reconhecimento. No dia a dia, é lugar de grande movimento de pessoas, à pé ou de carros em ruas estreitas. Aliás, a Campina é também passagem da procissão religiosa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Há recomendações aos que encararem a caminhada, mesmo que faça chuva. Ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves. O roteiro é a pé e não há entrada em prédios históricos. Se puder, leve um guada-chuva ou capa de chuva, sabe como é, estamos em Belém do Pará.

Neste domingo (6), vale experimentar. Os roteiros Geo Turisticos são todos gratuitos, os participantes são, em sua maioria, moradores da cidade ou paraenses a passeio pela capital.  Aos poucos também começa interessar a turistas. É um sucesso e a fórmula é a seriedade e o compromisso com que é conduzido.

Não à toa foi um dos vencedores da 29º Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do IPHAN, na categoria projetos de iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades.

Serviço

Passeio Geo Turisticos – Campina. Neste domingo, 6 de agosto, com saída às 8h30, do Museu do Bonde, na Avenida Portugal, com João Alfredo.  Para saber mais, acesse o evento: https://www.facebook.com/events/2015527628676653/ . Acesse também a programação completa do 18o Circular Campina Cidade Velha – www.projetocircular.com.br