O 18º Circular em produção…

1site

Vai se no primeiro final de semana, após as férias…  para quem as teve e viajou, claro. Muita gente acaba passando o mês de julho em Belém, naquela quase calmaria, muito calor, geralmente. A gente, por exemplo, está sentindo esses 40 graus na pele enquanto está na lida para a 18ª edição do Circular Campina Cidade Velha, que será realizada no primeiro final de semana de agosto. Das 8h às 20h, o domingo, dia 6, estará com uma programações de rua, muita música, arte, oficinas e comidinhas deliciosas, entre muitas outras coisas que vão fazer você soltar a imaginação. Ainda não vamos contar tudo, mas a seguir já vai dar pra sentir um pouco do que vai rolar. (Foto acima, de Marcelo Lélis)

A Fotoativa traz uma série de oficinas para crianças, adolescentes e adultos, apostando no pagamento consciente, ou seja, cada um contribuindo na medida certa entre o que lhe é possível e o necessário para o desenvolvimento de ações que contam com profissionais especializados.

A programação vai contar com a presença da marca de acessórios Da Tribu, que encerrou sua Loja Morada, mas que continua no Circular. Kátia Fagundes, a designer artesã da marca vai ministrar uma oficina e expor suas peças. Outra soma dessa parceria é a prática de Yoga, com a ministrante Tunga, seguida de um belo Café da Manhã no Jardim. No final da tarde a Orquestra Pau e Cordista de carimbo vai encerrar tudo com muita música.

1

Te liga que na Praça dos Estivadores, o Arraial do Pavulagem traz sua Girândola Sonora, sendo a primeira chamada para o embarque na canoa “Rainha das Águas”, que vai sair às ruas no Arrastão do Círio. Vai ser muito som ao ar livre com a Roda Cantada do Batalhão da Estrela, Allan Carvalho + Ronaldo Silva e convidados e venda de CD, DVD, Camisa, Livro de Músicas, Caneca, Comidas.

O Roteiros Geo-Turísticos vai circular pelo Bairro da Campina, saindo às 8h30, do Museu do Bonde, na Avenida Portugal com João Alfredo. Aos participantes, um conselho: ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves.  O roteiro é a pé pelas ruas, não entramos nos prédios e termina por volta do meio dia.

No Espaço Cultural Banco da Amazônia, o público vai conferir a exposição Látex, que contempla uma das ações em comemoração aos 75 anos do Banco da Amazônia. A curadoria é de Heldilene Reale, com obras de Emanuel Franco, Geraldo Teixeira, Jorge Eiró, Marinaldo Santos, Nio Dias e Ruma de Albuquerque, que manusearam a borracha para assumir novas formas e objetos. Também haverá um pocket show com o poeta, cantor e compositor Pedro Viana.

Bob Menezes

A Kamara Kó Galeria realiza a segunda edição do projeto “Minha Primeira Obra”, com trabalhos reconhecidos e premiados de Bob Menezes (foto acima), Octavio Cardoso, Roberta Carvalho e  produções inéditas do fotógrafo uruguaio, Martín Pérez.

No Casulo Cultural, estará em cartaz a exposição Universo de Si: canto e fotografia, a Lacuna Holística, com Agni Chandra e  um pocket show Universo de Si.  No Cine Olympia, traz em cartaz na sessão vespertina da 17h30, o filme “Outsider”, de Christiphe Barratier (classificação indicativa: 16 anos).

O Sistema Integrado de Museus abre com várias exposições e passeios monitorados no Complexo Feliz Lusitânia – Museu de Arte Sacra, Galeria Fidanza, Forte do Presépio, Museu do Círio, Casa das Onze Janelas e Museu do Estado do Pará.

JACUN-1-3

O Aparelho Coletivo contempla a garotada com a sua III Mostra de Contação de Histórias do Porto do Sal, além de uma programação musical bem bacana com o projeto Mercado do Choro e Som de vinil com Cynara Scolymus e Anderson Formigosa, além da exibição do vídeo “Projeto Olhar Belém” – parceria Fotoativa e Iphan e da exposição “Ensaio de vidas póstumas”, individual de Débora Oliveira.

Já o Casarão do Boneco chega todo circense com programação especial pra família toda. A partir das 10h, a artista e professora Virginia Abasto do grupo residente “Vida de Circo” irá realizar aulas de técnicas circenses para as crianças e seus acompanhantes.

O Espaço Cultural Valmir Bispo dos Santos apresenta na 18ª edição, a exposição de quadros e gravuras da coleção “Amazônia Oculta”, do artista plástico Luã Wanzeller; Cartões com ilustrações personalizadas de Cleber Cajun, do Casarão Viramundo, espaço que fechou as portas no mês passado, mas que também permanece de alguma forma nas nossas circulações, e a apresentação musical de Reginaldo Viana. Também tem cardápio do Toró – Gastronomia Sustentável, do Chef Wagner Vieira, trazendo leitura inspirada na cozinha do poetinha Vinicius de Moraes. (Foto abaixo, de Marcelo Lélis)

4site

Para se alimentar também estão na circulação o Jota Lanches, os restaurantes Dona Joana e Retiro da Sé, o bar do Rubão e a Tapioquinha da Dona Cléia. Ah, sim, no Fotoativa também tem lanches e comidinhas e bebidinhas. Delicia, tudo. Você também encontra iguarias no Mercado do Sal e arredores, na programação do Aparelho. 

O Stand Bar, que estreou na edição passada, segue firme com a gente e abre com Brechó, Rodada de conversa com jornalistas e comidinhas regionais, olha só, além de prometer um set musical diferentão do bar.  Na Praça do Carmo, o Bar do Seu Salomão, o Nosso Recanto traz o melhor da MPB e da comida de boteco da cidade. Fome você não passa no Circular. Nem de comida e nem de arte.

Também estão nesta edição a Discosaoleo, com pocket shows de Alex de Castro e de Delcley Machado, além do Centro Cultural da Justiça Eleitoral, Casa do Fauno e a Associação de Moradores e Comerciantes do Bairro da Campina. Mais novidades e a programação completa com todos os detalhes, horários, endereços, telefones de contato, estarão ainda esta semana no site.