Miniatura do Centro Histórico de Belém

 

WhatsApp Image 2017-07-26 at 10.55.40O Circular chega a sua 18ª edição, no domingo, 6 de agosto. Há programação nos três bairros mais antigos da cidade e imediações. Entre as várias opções culturais – aqui -, há visitação à Maquete de Belém, no Fórum Landi, no Largo do Carmo.

Trata-se de uma representação, em miniatura, do Centro Histórico de Belém. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2016. Em a escala 1:250, ocupa uma plataforma com 35m2, na sede do Fórum Landi – UFPA, trabalho feito em parceria com o escritório de arquitetura Estúdio Tupy, de São Paulo, do arquiteto paraense Aldo Urbinati. 

Na maquete estão reproduzidos em miniatura, importantes monumentos e ruas que datam, principalmente, do século 18, resultando num trabalho de resgate da memória e preservação histórica da cidade. Para quem quiser dar um mergulho na história, é uma boa pedida. E também mexer com a memória. Melhor ainda, ter a possibilidade de voltar no tempo, brincando de trocar as peças de um tabuleiro.

Na concepção de Aldo Urbinati, a maquete física é um organismo vivo, capaz de se adaptar às mudanças e transformações pelas quais a cidade vem passando desde sua fundação. Podemos representar estruturas atuais ou construir uma outra Belém, a partir do imaginário dos moradores ou inserindo prédios que já não existem mais.

WhatsApp Image 2017-07-26 at 10.53.51

Cerca de 40 pessoas, entre professores e alunos de arquitetura e urbanismo, envolvidos. No domingo, 6, eles inclusive estarão presentes no Fórum Landi, na Cidade Velha, e vão acompanhar os visitantes apresentando a obra e explicando os detalhes sobre a montagem de toda a estrutura. 

Serviço

18a Circular Campina Cidade Velha. Domingo, dia 6 de agosto. Visitação à Maquete de Belém. Das 10h às 17h, no Fórum Landi, na Rua Sequeira Mendes, 60, Largo do Carmo – Cidade Velha.