Verde Cidadão chega à Praça do Rosário

Verde Cidadao 1 (1)Neste sábado tem projeto Verde Cidadão na Praça do Rosário. O projeto, idealizado pelo engenheiro agrônomo Daniel Oliveira, tem como objetivo promover uma mobilização urbana para postura ativa e propositiva na construção de uma relação com o verde na cidade e no dia a dia das pessoas, promovendo melhor qualidade de vida nas cidades. A programação inicia às 8h com café colaborativo e segue com roda de conversa, oficina e mutirão.

Todos os meses haverá programação em uma das praças do centro histórico ou mesmo em outros bairros da cidade. Neste mês de setembro, a praça escolhida foi, mais uma vez, a pracinha que fica em frente à Igreja do Rosário, na Padre Prudêncio, esquina da Aristides Lobo. O projeto conta com as parcerias da Associação dos Moradores e Comerciantes do Bairro da Campina e do Circular Campina Cidade Velha.

As ações são realizadas de forma colaborativa, em mutirões, palestras e oficinas que pretendem revitalizar espaços públicos, disseminar conhecimentos e praticas de cultivo de hortaliças, ervas medicinais, aromáticas e PANC (plantasalimentícias não convencionais) em ambientes domésticos e espaços ociosos da cidade. O segundo encontro será neste sabado, iniciando com um café da manhã colaborativo.  

Verde Cidadao 1 (6)“Esse encontro visa unir forças do projeto Verde Cidadão convoca todos aqueles que desejarem contribuir no processo de ocupação do espaço púbico, criar nova conexão da natureza dentro da cidade e trazer vida nova para a Praça do Rosário”, diz Daniel Oliveira. 

Toda a programação é gratuita e aberta à participação de todos, sem necessidade de inscrição prévia. A oficina de plantio tem número máximo de 25 participantes, por ordem de chegada. 

O idealizador Daniel Oliveira é  Engenheiro agrônomo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com especialização em Sustentabilidade e responsabilidade corporativa pela Unicamp, atualmente mestrando em Etnobotância, pela Unesp. Mora em Belém há um ano e rapidamente aprendeu amar a cidade, a cultura e as pessoas, quer contribuir para tornar a cidade mais verde, com mais qualidade de vida e com espaços urbanos ocupados pelas pessoas.

Programação

Sábado, 2 de setembro 

  • Café da manhã colaborativo 8h30
  • Roda de conversa sobre o projeto 9h30
  • Oficina de plantio reaproveitando recipientes e conhecendo plantas 10h30
  • Mutirão de limpeza da praça 11h

Serviço

Verde Cidadão. Dia 02 de setembro, sábado, 8h30 / Praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos homens pretos (Rua Pe Prudêncio 291 – Campina).