6 de agosto de 2017, das 8h às 20h

 

 

BAIRRO DA CAMPINA

 

ASSOCIAÇÃO FOTOATIVA – Praça das Mercês, 19. Contato: 3225-2754.

PORTAS ABERTAS #CIRCULAR18 – Atividades com pagamento consciente – a medida certa entre o possível pra você e o necessário para a vida longa deste projeto.

YOGA NA FOTOATIVA

8h – A Fotoativa inaugura as práticas de Yoga no casarão, que se tornaram tradicionais nas manhãs de domingo do circular na laje Da Tribu. Agora a Fotoativa recebe Tunga e as meninas Da Tribu, para compartilhar essa linda energia, às 8h da manhã, seguida do Café no Jardim. Tudo com pagamento consciente! Te esperamos.

CAFÉ NO JARDIM – na sequência da Yoga.

9h – Tapioquinhas e outras delícias da Sandra.

MICRO OFICINAS –  …de tudo tem um pouco… pra tod@s com carinho e afeto… de criança pra criança… de criança pra adulto… de adulto pra adulto… de adulto pra criança… você escolhe!

1 – AVIÕES DE PAPEL, com João Mazzei

9h30 (duração 1h) – Público-alvo: adultos e crianças (a partir de 4 anos de idade) – Para quem deseja fazer aviões de papel para voar juntos!!! Que tal!?

2 – OFICINA DE TAUMATROPO, com Fábio Hassegawa

9h30 (duração 1h30) – Vagas: 20 – Público-alvo: crianças e adolescentes – A oficina tem como objetivo a produção do brinquedo ótico taumatropo fazendo 1 disco de papel com uma imagem a cada lado e preso um barbante e com a distorção do barbante as imagens se combinam formando um imagem.

3 – ORIGAMIS EM FIO, com Luisa Mazzei

10h (duração 1h) – Público-alvo: adultos e crianças (a partir de 10 anos) – O origami é uma técnica japonesa milenar de dobraduras de papel. Vamos compartilhar a feitura de alguns modelos e prendê-los em fios com miçangas que podem ser pendurados nos mais variados lugares.

4 – EM CADERNOS, com Clara Mazzei

10h30 (duração 1h) – Público-alvo: adultos e crianças (a partir de 8 anos) – Fazer de forma simples seus próprios cadernos de anotações, desenhos, diários, álbuns etc em encadernações do tipo borboleta.

5 – PINCEL DE LUZ, com José Viana

10h30 (duração 1h30) – – Público-alvo: adultos e crianças (a partir  de  12 anos) – Em busca de imagens de dentro, a partir de papéis fotográficos queimados e o uso do químico revelador, fotografia, pintura e desenho se misturam na técnica do quimiograma que na Fotoativa é carinhosamente chamado de Pincel de Luz.

6 – GAMBIARRA FOTOGRÁFICA ou COMO DIGITALIZAR SEU FILME FOTOGRÁFICO DE MODO ALTERNATIVO, com Jorge Ramos.

14h às 18h (duração 4 h) – Público-alvo: Fotógrafos amadores e profissionais – Quando se quer fotografar com filmes fotográficos, geralmente depara-se diante de dificuldades como a escassez ou falta de qualidade nos serviços de revelação e ‘digitalização’ disponíveis ou alto custo de scanners caseiros no mercado. Diante disso, a oficina propõe a pesquisa e construção de um modelo de ‘gambiarra’ e uma técnica eficaz para digitalizar com qualidade e de modo caseiro negativos fotográficos através de um princípio simples que consiste em re-fotografar os fotogramas.

7 – FLORESCIDADE – INSPIRAÇÕES DA CASITA PARA COLORIR VOOS E FOLHAGENS, com Katia Fagundes.

14h30 às 16h30 (duração 2h). Vagas: 15 – Público-alvo: pessoas que gostem dos trabalhos manuais, estudantes de moda, artesãos, etc.

Obs: Traga seus materiais para experimentar: tesoura, 20cm de lonita( algodao cru), agulha de mão,  um novelo pequeno linha de bordar, uma tinta de tecido na cor preferida( 37ml). Katia Fagundes, agora moradora de outras paragens, trás a inspiração da floresta e propõe uma oficina de estamparia e bordados usando como suporte folhas secas na construção de acessórios de moda. Adornar o mundo com as cores de novos voos. O destino deslinda-se em beleza.

8 – SUBVERZINES, com PPKAS SUBVERSIVAS

15h às 17h (duração 2 h) – Público-alvo: mulheres (a partir de 10 anos) – Uma oficina ministrada pelo coletivo PPKAS SUBVERSIVAS, com foco em assuntos que abordam realidades femininas. A ideia da oficina é que cada participante produza um zine com suas inquietações enquanto mulheres.

9 – CONSTRUÇÃO E PRÁTICAS COM PINCEL DE LUZ, com Maurício Igor e Dairi Paixão

16h (duração 45 min) –  Público-alvo: Aberto para qualquer público – A micro oficina visa trabalhar a criatividade e imaginação dos participantes a partir da criação de desenhos baseados em revelações da luz, tendo um poema como norteador das produções.

MÚSICA no PÔR-DO-SOL NAS MERCÊS

18h30 – Orquestra Pau e Cordista da Amazônia com discotecagem e sonorização do parceiro Nilton Dias. O chapéu é colaborativo, e vem no meio da noite.

QUITUTES DAS MANAS

16h – Do meio da tarde em diante, o sabor regional começa a tomar conta da atmosfera, com a tradicional maniçoba e vatapá das manas Diná e Raquel, que te esperam no pôr-do-sol, sempre com novidades!

LOJINHA – Produtos Fotoativa + Livros e revistas de Arte, Educação e Patrimônio, para ler, comprar e compartilhar.

BRECHÓ FOTOATIVA – Desapego para circular as energias de casa. Várias novidades a cada aparição. Entre objetos, roupas, livros, discos e acessórios variados. Quiçá com lentes e filtros.

BANQUINHA DA TRIBU – Fios, tecidos, papel reciclado, látex e produtos reutilizáveis constituem a matéria prima com a qual a Da Tribu cria e produz suas peças exclusivas, em um empreendimento familiar que há oito anos atua no setor da moda da cidade.

BAR FOTOATIVA – Água, Refrigerante, Tijuca Promo e Longneck puro malte durante o dia todo.

 

BIKE TOUR ROTEIROS Museus, ateliês e Patrimônio arquitetônico e paisagístico. A saída está prevista para 9h, do Let’s Bike Café, na Alcindo Cacela 1265 entre Governador José Malcher e João Balby.

 

CASULO CULTURAL – Frutuoso Guimarães, 562, esquina com a Riachuelo. Contato: 98973-4830.

14h às 18h – Exposição Universo de Si: canto e fotografia

14h às 17h – Lacuna Holística, com Agni Chandra

17h – pocket show Universo de Si

 

CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA ELEITORAL –  R. João Diogo, 254, entre Tv. São Francisco e Av. 16 de Novembro. (91) 3213-4640. Horário: Das 9h às 17h

Exposição Permanente : no térreo, na Galeria

Exposição: “Olhares sobre as Eleições”, um panorama das ações de eleição no território do Pará – no Mezanino.

Rodas de conversa:

10h – “Arte e Cultura como um caminho para a Cidadania” – Participação da Comissão do Centro Cultural.

11h – Sobre a exposição “Olhares dobre as Eleições” – com bate papo os artistas Faustino Castro Jr. e Adan Costa, sobre a exposição

 

CINEMA OLYMPIA – Av. Presidente Vargas, 800, quase esquina com a Travessa Campos Sales. Entrada franca.

Exibição do Filme: “Outsider”  – Sessão: 17h30.

Ano:  2017 – De Christophe Barratier.

Gênero: Suspense – Duração: 117min..

Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse: Principal nome em uma  das maiores fraudes bancária da história mundial, Jérôme Kerviel, um jovem ainda comerciante, acabou por se tornar extremamente famoso após participar do escândalo na instituição financeira parisiense Société Générale. As atividades fraudulentas foram responsáveis por um enorme rombo na bolsa, em 2008, quando a crise mundial ainda engatinhava.

 

DISCOSAOLEO – Trav. Campos Sales, 628, entre General Gurjão e Riachuelo. Contato: 3083-1758. Horário – 11h30 às 18h.

15h – Pocket shows com Alex de Castro

17h – Pocket show com Delcley Machado

 

ESPAÇO CULTURAL BANCO DA AMAZÔNIA – Av. Presidente Vargas, 800, esquina com Carlos Gomes.  Horário: 9h às 15h.

Exposição – Látex – Uma das ações em comemoração aos 75 anos do Banco da Amazônia e é inaugurada no momento em que a Instituição adota como missão desenvolver uma Amazônia Sustentável com crédito e soluções eficazes. Curadoria:: Heldilene Reale. Obras:  Geraldo Teixeira, Jorge Eiró, Marinaldo Santos, Nio Dias, Ruma de Albuquerque e Emanuel Franco.

09h as 13h – visita guiada com a participação do artista Emanuel Franco.

10h às 11h – Pocket show com Pedro Vianna

Duração: 50 min
Formação: Voz, Violão e Percussão
Repertório: Autoral

 

ESPAÇO CULTURAL VALMIR BISPO DOS SANTOS – Trav. Padre Prudência, 681, entre Silva Santos e Caetano Rufino, próx. à OAB. Contato: 98889-5322. Horário: 9h às 15h:

Exposição de quadros e gravuras “AMAZÔNIA OCULTA” de Luã Wanzeller;

Exposição de cartões com Ilustrações personalizadas de Cleber Cajun (Casarão Viramundo);

Apresentação musical imperdível de Reginaldo Viana, Voz e violão às 11h;

Toró – Gastronomia Sustentável – Chef Wagner Vieira apresenta um Toró de cardápio inspirado na cozinha do nosso poetinha Vinicius de Moraes.

Loja de roupas e bijuterias do Espaço Cultural Valmir

Amostra de trabalhos em mosaico e terrários (mini-jardins) e suportes em macramé.

 

JOTA LANCHES – Frutuoso Guimarães, 571, quase esquina com a Riachuelo. Horário: 10h às 18h.

Os sucos e salgados mais gostosos da Campina

 

KAMARA KÓ GALERIA – Trav. Frutuoso Guimarães, 611, entre Riachuelo e General Gurjão. Contato: 3261-4809. Horário: 10h às 18h.

10h – Com o objetivo de fomentar mercado de artes e incentivar novos colecionadores em Belém, a Kamara Kó Galeria abre as portas com a 2ª Edição do projeto Minha Primeira Obra – 2017. Reunindo obras de quatro artistas, a exposição é composta por imagens de Bob Menezes, Octavio Cardoso, Roberta Carvalho e o mais novo fotógrafo agenciado pela galeria, o uruguaio, Martin Pérez. Ofertadas ao público com descontos a partir de 30% na tiragem inicial, o objetivo do projeto é facilitar a fruição da aquisição de arte no quadro regional e internacional dos apreciadores da fotografia.  

 

INSTITUTO ARRAIAL DO PAVULAGEM – Boulevard Castilhos França, 738, em frente à Praça dos Estivadores. Horário: das 10h às 19h.

GIRÂNDOLA SONORA – Primeira chamada para o embarque na canoa “Rainha das Águas”, que vai sair às ruas no Arrastão do Círio.

10h – Exibição de curtas de animação 
14h – Roda Cantada do Batalhão da Estrela
16h – Allan Carvalho + Ronaldo Silva e convidados

Venda de CD, DVD, Camisa, Livro de Músicas, Caneca, Comidas

A entrada é gratuita, mas não deixe de contribuir com o Instituto. Toda a renda será destinada para o Arrastão do Círio.

 

RESTAURANTE DONA JOANA – Comida 100% sem glúten – Tv. Campos Sales, 482, entre Aristides Lobo e Ó de Almeida. Cidade Velha. Contato: (91) 98819-5513. Horário: 11h às 15h. Espaço gastronômico localizado em uma casarão transformado em restaurante.

Cardápio:

1- Moqueca De Peixe

2- Carne Ao Molho De Queijo e Macaxeira

3- Polpetone Com Queijo

4- Suflê De Frango

Atração Musical:

12h00 – 13h15 : Apresentação do cantor Shannon

13h30 – 15h00: Apresentação da cantora e compositora Joana Coutinho

Venda de LPs: Ao longo de toda a programação

 

ROTEIROS GEO-TURÍSTICOS – Roteiro pelo Bairro da Campina – Ponto de Encontro: Museu do Bonde, na Avenida Portugal com João Alfredo. Saída: 8h30.

PERCURSO: Museu do Bonde – Avenida Portugal – Rua João Alfredo – Travessa Frutuoso Guimarães – Rua Campos Sales – Arquivo Público do Pará – Igreja Nossa Senhora dos Homens Preto – Fábrica Palmeira – Igreja de Santana – Rua Santo Antônio – Igreja de Santo Antônio.

OBSERVAÇÕES E RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

  1. Ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves,
  2. O roteiro é a pé pelas ruas, não entramos nos prédios e termina por volta do meio dia.
  3. O roteiro será realizado mesmo com chuva, recomenda-se levar guarda-chuva e capa de chuva.

 

STAND BAR – Rua Carlos Gomes, 269, esquina com a Ferreira Cantão. Campina. Horário: 10h às 18h

11h às 18h – Brechó 

10h às 18h – Comidinhas regionais 

10h às 18h – Set musical diferentão do bar 

 

TAPIOQUINHA DA DONA CLÉIA – Trav. Frutuoso Guimarães, 691, entre Carlos Gomes e General Gurjão. Contato: 91 98761-5744

8h – 18h – Café da manhã, almoço na calçada e lanche da tarde.

 

CAMPINA/BATISTA CAMPOS

 

CASARÃO DO BONECO – Avenida 16 de Novembro, 815, entre Veiga Cabral e Praça Amazonas – Batista Campos. Tel.: 55 (91) 3241-8981.

10h às 11h30 – Oficinão Técnicas Circenses

A partir das 10h, a artista circense e professora Virginia Abasto do grupo residente “Vida de Circo” irá realizar aulas de técnicas circenses para as crianças e seus acompanhantes. Serão jogos, com acrobacias de solo, malabares, perna-de-pau e aéreos em que os acompanhantes também são convidados a brincar, gerando um espaço lúdico para qualquer idade.

Investimento: 30 R$ (1 adulto + 1 criança)

Idade mínima: 6 anos

Obs: Chegar com 15 min de antecedência e roupas confortáveis para atividade física.

 

BAIRRO DA CIDADE VELHA

 

APARELHO COLETIVO – Ocupação Artística no Mercado do Porto do Sal. Rua Boa Ventura, s/n. Contato: 98109-4610. Horário: 9h às 15h.

9h às 12h – III Mostra de Contação de Histórias do Porto do Sal.

1 – “Mel e Kiko”, uma história com muitos nós, Leonel Ferreira.

2 – “Histórias sobre ter e ser”, Coletivo Quintal. – Os três contadores trarão um pouco dos seus universos mágicos pra contar como e por que chegaram ali. Serão três palhaços-professores-contadores de histórias e suas peripécias nesse mundo de verdade ou de faz-de-conta.

3 – “Escola para Passarinhos”, Cleber Cajun –  Durante a contação Cajun terá várias asas de objetos diferenciados, papelão, plástico, tecido e penas. Assim a sonoplastia com a iluminação que será feita no momento de estória trará uma visualidade encantadora para crianças de todas as idades.

4 – “Poemas para Crianças”, de Fernando Pessoa, com Vandiléia Foro – Através de uma conversa com um amigo invisível, surgem os heterônimos do escritor, um dos maiores poetas de língua portuguesa. Vandileia declama dois poemas: “A Fada das Crianças“  e  “Eros e Psiquê”.  Os poemas non sense (forma inglesa de falar de algo sem pé nem cabeça), do Livro “Fernando Pessoa Poemas para Criança” nos apresenta, brincando com as palavras e nos fazem rir em “Onda que enrolada tornas”.

12:30 – Mercado do Choro.

Tiago Amaral (Clarinete); Diego Santos (Violão 7 cordas); Carla Cabral (Cavaquinho) e Gabriel Ventura (Percussão) integram o projeto O Mercado do Choro que, desde 2013,  passeia por diversos espaços públicos da cidade, valorizando e divulgando a linguagem do choro. A roda é aberta, portanto, se é músico, traga seu instrumento, junte-se e faça a roda girar!

15 h – Som de vinil com Cynara Scolymus e Anderson Formigosa.

Ao longo da programação:

Exibição do vídeo “Projeto Olhar Belém” – parceria Fotoativa e Iphan

Exposição “Ensaio de vidas póstumas”. Individual de Débora Oliveira – ao longo de toda a programação –  Vários conceitos entrelaçados e personificados em sonhos e sensações. O que acontece depois que o amor MORRE? ELE MORRE?

 

COLETIVO VIRAMUNDO – BEC BLOCO

18h – Esquenta mas não sai – Na Rua Gurupá, esquina da Rodrigues dos Santos.

 

BAR DO RUBÃO – Rua Gurupá, 441 – entre ruas Cametá e Rodrigues dos Santos. Contato: 99122-4232. Horário: 11h às 15h.

Cardápio: Camarão regional , Vatapá, Pirarucu de forno, Camusquim e Caranguejo.

 

BAR NOSSO RECANTO (SALOMÃO) – Praça do Carmo – A partir das 11h – com o melhor da MPB e da comida de boteco da cidade. Contato: 98166-9812.

 

FÓRUM LANDI – Rua Sequeira Mendes, N. 60 – Praça do Carmo

10h às 17h –  Exposição da Maquete Belém 

–  O Fórum Landi da UFPA vem desenvolvendo, desde janeiro de 2016 o projeto Maquete de Belém. De uma parceria com o escritório de arquitetura Estúdio Tupy, de São Paulo, chefiado pela paraense Aldo Urbinati nasceu o projeto de representar em maquete o Centro histórico de Belém.  

11h – Visita guiada, com um grupo de  estudantes envolvidos no projeto + como se faz o trabalho de montagem das construções urbanas do Centro Histórico de Belém. 

 

RETIRO DA SÉ – Endereço: Rua Dr. Malcher, 21, entre Félix Roque e Pe. Champagnat, ao lado da Catedral da Sé. Cidade Velha. Horário: das 11h30 às 15h30. Buffet a quilo gourmet para almoço.

 

SISTEMA INTEGRADO DE MUSEUS – Complexo Feliz Lusitânia. Programação gratuita, das 9h às 13h. Entrada franca e horário de funcionamento das 09h às 13h exceto a Corveta Museu Solimões que se encontra em manutenção.

Museu de Arte Sacra (09h às 13h)

– Visitação do Museu: Composto pela Igreja de Santo Alexandre e pelo antigo Palácio Episcopal. Reúne acervo de mais de 400 peças datadas do século XVIII e XIX que incluem pinturas, imaginárias e objetos sacros.

– Galeria Fidanza

Exposições:

– Coleção de Muiraquitã do Governo do Estado Pará: Formada por artefatos que, por estarem associados ao modo de vida dos antigos habitantes da Amazônia, possuem sua importância histórica e arqueológica e é composta por objetos polidos e lascados de diversas matérias primas, sendo eles: ponta de projétil, batedores, machado de pedra e muiraquitãs.

Forte do Presépio (09 às 13h)

– Visitação do Museu: Fundado em 1616, narra a história da fundação de Belém e da colonização portuguesa na Amazônia, no século XVII a partir dos circuitos expositivos: “Sítio Histórico da Fundação de Belém”, composto pela própria edificação com seus vestígios arquitetônicos e artilharia militar; e o “Museu do Encontro”, que versa sobre o processo de colonização portuguesa na Amazônia. O acervo reúne artefatos líticos e cerâmicos pré-históricos além da cultura material proveniente das escavações no próprio sítio histórico e seu entorno, bem como artefatos e iconografia de grupos indígenas contemporâneos.

Museu do Círio (09h às 13h)

– Visitação do Museu: Reúne no acervo peças de coleções que retratam o Círio de Nazaré com ênfase nas manifestações culturais no Círio, abordando aspectos Religiosos e profanos no contexto do patrimônio imaterial. O acervo conta com peças que incluem arte sacra do século XIX e peças em miriti e ex-votos.

Casa das Onze Janelas (09h às 13h)

– Visitação do Museu: Abrigada em um prédio construído no século XVIII, o qual foi originalmente residência. Posteriormente, foi adaptada para instalação do Hospital Real Militar. Após a desativação do hospital, o espaço manteve funções militares. Foi restaurado e adaptado ao uso museológico. Seu acervo é formado por várias coleções de arte moderna, contemporânea e fotografia, que apresentam obras de artistas locais e nacionais.

Exposições:

– Sala Ruy Meira – Traços e Transições – Arte Contemporânea brasileira.

A coleção é constituída por obras das décadas de 1970 a 1990, formada por desenhos e gravuras de importantes artistas do modernismo brasileiro como Lasar Segall, Tarsila do Amaral e os paraenses Manuel Pastana, Ruy Meira e Acácio Sobral, entre outros.

– Sala Valdir Sarubbi / Sala Gratuliano Bibas / Laboratório das Artes – “Bicho de corpo mole, mas de pele boa” e “Passiflora S. – Vestes de fragilidade”, dos artistas Genivaldo Amorim e Élcio Miazaki. Dois projetos expositivos que se evidenciam em “questões como a pele, a vestimenta, o corpo como suporte e estrutura para o objeto artístico”.  

Museu do Estado do Pará (09h às 13h)

– Visitação do Museu: Palácio em estilo Neoclássico erguido no século XVIII, construído segundo as plantas do arquiteto Antonio Landi, possui um diversificado acervo composto de telas, mobiliário, acessórios de interiores, fotografias entre outros bens que incluem o próprio edifício, testemunhos de diferentes contextos da história do Pará.

 

BAIRRO DO REDUTO

CASA DO FAUNO – Trav. Aristides Lobo, entre Benjamim Constant e Rui Barbosa. Contato: 98705-0609. Horário: 09h as 00h00

OFICINA PARA CRIANÇAS

Percurssão: “Quero ouvir choro de criança” (a partir de 8 anos)

Oficineira: Juliana Silva (percussão e cavaquinho)

Apoio: Fred William (flauta transversal)

Horário: 09h às 12h30

Vagas: 08

LABIRINTO DE SABORES

Café (comidinhas e bebidas) e Comida de Bistrô

BRECHÓ – Feirinha de artesanatos e acessórios 

LIVRARIA – Feirinha de livros infantis (promoções)

LABIRINTO SONORO APRESENTA

Filipe de Maria – Show acústico: Iluminar

Hora: 16h

#GOTNOFAUNO

22h – Exibição da nova temporada da série Game Of Thrones: Episódio 4, Sétima Temporada.