O Cinema Olympia foi fundado em 24 de abril de 1912. Administrado pela Prefeitura de Belém, através da Fundação Cultural do Município de Belém/FUMBEL desde 2006, hoje é um centro multicultural de exibição de filmes e difusão de arte paraense. Em 2012, ano de seu centenário, foi tombado por uma iniciativa da Câmara Municipal de Belém. Com entrada franqueada para o público, sua programação oferece a todos a oportunidade de ver algumas das melhores produções feitas hoje, em nosso estado e no mundo. Em dias de Circular, participa com sessões especiais às 16h.

Parceiros: Consulado da França/RJ, Consulados de Portugal/ Venezuela/Japão/ Instituto Goethe/SP – consulado do Japão/ Instituto Cervantes/ Canal Brasil/SP – Canal Futura /Curso de Cinema da UFPA/União Espírita Paraense/ Associação dos Críticos de Cinema do Pará e Algumas Distribuidoras de Filmes Nacionais.

 

Projetos que ocorrem no Cinema Olympia:

A escola vai ao cinema: tem por objetivo abrir as portas para escolas púbicas e particulares, oportunizando a todos o acesso ao cinema. Contribui para o ensino e aprendizado por meios de temas transversais em sala de aula, visando a formação de plateias para o cinema paraense.

Cinema Olympia itinerante: projeto formado para a região das Ilhas do entorno de Belém, quando o cinema vai até as comunidades, em um processo de democratização ao acesso para aquelas pessoas que não têm condições para se deslocar até o cinema.

Cinema e música: exibição de filmes mudos, acompanhados de música ao vivo, buscando resgatar a memória inicial do cinema, onde os filmes eram exibidos dessa forma entre 1912 a 1930. O projeto tem a parceria com a Fundação Carlos Gomes.

Projeto Olympia Criança: objetivo de atender o público infantil, proporcionando às crianças a experiência que envolve uma sessão de cinema. Os filmes apresentados no projeto são direcionados ao público infantil, misturando animação e ficção com mensagens lúdicas e educativas.

Projeto Curta Olympia: tem por objetivo oportunizar a exibição das produções de curtas metragens paraenses no Cine Olympia uma vez por mês, entre os horários de 17h, 18h e 18h15. Permite torná-las conhecidas do público espectador e contribuir para a valorização das produções do cinema local. Classificação Indicativa de acordo com o conteúdo do filme – Entrada Franca.

 

Endereço: Av. Presidente Vargas, 918 – Campina

Funcionamento: de terça a domingo: sessão às 18h30; sábados e domingos: sessão especial às 16h; projetos: de terça a 6ª feira: 09h30 às 12h e de 14h30 às 17h

Contato: (091) 32305380

Email: cinemaolympia1912@gmail.com 

Site: www.cinemaolympia.com.br