Projeto Verde Cidadão

Verde Cidadão é um projeto idealizado pelo Engenheiro Agrônomo Daniel Oliveira, e propõe trabalhar com agricultura urbana – produção de alimentos, arborização e paisagismo – ocupando espaços abandonados como: praças, centros culturais e ambientes domésticos da cidade de Belém, tendo como eixos norteadores os conceitos de sustentabilidade, economia circular, upcycling e cidadania pop.

Partindo da ideia de que a agricultura e jardinagem na cidade podem ser uma ferramenta poderosa de intervenção social, o projeto sugere ações que abram espaço para disseminação de informações, capacitação de pessoas, alteração da paisagem urbana e ocupação do espaço público.

São exemplos de atividades realizadas pelo projeto: oficinas de plantios domésticos de hortaliças e compostagem, frutos, PANC (plantas alimentícias não convencionais), espécies medicinais e aromáticas, revitalização de praças através de trabalhos colaborativos, palestras e rodas de conversa.

O projeto prevê também o desenvolvimento de ações culturais, como apresentações musicais,

intervenções urbanas através de grafite, feirinha de economia criativa, atividades como yoga e meditação, entre outros.

Através do empoderamento e engajamento de pessoas, é possível promover participação ativa e propositiva da população na construção de espaços, bairros e uma cidade mais verde, participativa, inclusiva e com mais natureza.

Há um ano em Belém, o projeto já realizou outras 2 ações com a Associação de moradores da Campina, participou da implantação do primeiro parklet de Belém com o Laboratório da Cidade, ministrou oficinas na Associação Fotoativa e Ô Vibehostel. No final do ano de 2017, foi premiado em primeiro lugar pelo prêmio nacional Natura Acolher, que visa reconhecer e apoiar projetos que geram impactos positivos em suas comunidades.

Contato:

E-mail: [email protected] | Redes sociais: facebook.com/projetoverdecidadao e instagram @verdecidadao

 

Revista Circular

Disponível na Google Play

Revista Circular

Curta no Facebook