Restaurante Dona Joana

O restaurante DONA JOANA está localizado no centro histórico de Belém, Pará. Dentro de uma casa  do século XIX, com 126 anos e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Cardápio “à La carte” consta de pratos a base de carnes vermelhas, brancas e peixes.  Teremos ainda sanduiches, salgados e doces diversos. Tudo simples e 100% livre de Glúten que é um diferencial  da nossa casa. A área nutricional é assinada pela nutricionista Aline ­Araújo, que acompanha todos os dias a elaboração do cardapio assim como a montagem dos pratos. E no mês de Agosto de 2014 estará inaugurando seu consultório de nutrição dentro do Dona Joana.

O Dona Joana é um espaço vivo. Queremos sempre estar inovando e sermos mais que um espaço gastronômico. Arte, historia e gastronomia juntos. O projeto deve levar 06 anos para ser todo implantado. Começamos em Dezembro de 2010 e não sabemos se em Dezembro de 2016 estaremos completos, mas com certeza estaremos abertos e contando a nossa historia.

Sejam bem vindos e sintam-se em casa. Maria Clara (filha de Joana), Aline e Alberto Jr. (netos de Joana), João Pedro e Luis Henrique (bisnetos de Joana) Alcina (que entrou na família para ser Dama de Companhia de Joana, e hoje os pratos servidos no Dona Joana passam por suas mãos) e Eli que está na família faz mais de 25 anos. Nossa família tem o maior prazer em recebê-los. Esperamos com isso prestar um serviço diferenciado e familar, mesmo sendo um restaurante comercial, acreditamos que mesmo quem vai pagar um preço acessível merece ser bem servido e ter o melhor atendimento possível. E sempre cordial e gentil.

Os herdeiros acreditam que com este investimento, não só estão prestando uma homenagem para sua matriarca, mas para também as memórias de sua família e da cidade de Belém. Existe uma aposta na revitalização do centro histórico de Belém. Sabemos que somos apenas uma semente. Mas não podemos deixar de acreditar. E o movimento está começando.

Nossa História

Joana Maia Romagnoli nasceu no ano de 1902, filha de Francesca e Pietro Romagnoli que vieram para o Brasil no começo do século XX, oriundos do sul da Itália, da bela Sicilia. Ainda jovem Joana torna-se atriz e participa de varias produções teatrais, apresentando-se em vários palcos da cidade de Belém, inclusive o Theatro da Paz.

Foi também nos anos 20 garota propaganda dos cigarros Teresita, cuja fabrica ficava na Avenida Senados Lemos em Belém, que depois foi comprada pela companhia Souza Cruz de cigarros. Abandona a carreira de atriz para casar com Antônio Paiva e torna-se estilista na cidade. Joana tem com Antônio sete filhos, sendo que o sétimo filho, já temporão, na verdade uma filha, Maria Clara Romagnoli de Paiva, que hoje juntamente com seus filhos, netos de Dona Joana, Alberto Araújo Junior e Aline Araújo, estão a frente do restaurante com seu nome e em sua homenagem. O referido imóvel pertence aos três herdeiros citados.

SERVIÇO

Endereço: Na Travessa Campos Sales, 482, entre Ó de Almeida e Aristides Lobo.

Email: donajoana482@gmail.com

Telefone: 98819-5513 

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Dona-Joana-100-Sem-gl%C3%BAten/187800051331673?fref=ts

Disponível na Google Play

Revista Circular

Curta no Facebook