Restaurante Dona Joana

O restaurante Dona Joana é um espaço vivo, que reúne arte, história e gastronomia. Está localizado em uma casa  do século XIX, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O nome do lugar homenageia Joana Maia Romagnoli, filha de imigrantes italianos, oriundos da bela Sicilia, que vieram para o Brasil no começo do século XX.  Joana foi atriz e participou de várias produções teatrais, apresentando-se nos palcos da cidade de Belém, inclusive o Theatro da Paz. Abandou a carreira de atriz para casar com Antônio Paiva e depois tornou-se modista na cidade.

O cardápio “à La carte” consta de pratos à base de carnes vermelhas, brancas e peixes.  Tudo simples e 100% livre de glúten, um diferencial  da casa. Hoje o restaurante é dirigido  pela filha (Maria Claria) e netos de Dona Joana: Alberto Araújo Junior e Aline Araújo. A área nutricional é assinada pela nutricionista Aline ­Araújo, que acompanha todos os dias a elaboração do cardápio assim como a montagem dos pratos. A cozinha é comandada por Alcina Neves, que entrou para a família, contratada por Maria Clara, para ser Dama de Companhia de Dona Joana. O Dona Joana reúne historia, da casa e da família, cozinha e arte.

Endereço: Trav. Campos Sales, 482.

Dias e horários de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 11h30 às 15h00. Não funciona nos dias feriados. E, aos domingos, somente com o Projeto Circular.

Telefones:  091 3116 7399

Facebook: @donajoanarestaurante

Instagram: @restaurantedonajoana

E-mail: donajoana482@gmail.com

 

Revista Circular

Disponível na Google Play

Curta no Facebook